Janela de benefícios da GD: entenda a corrida para garantir o benefício em 2022
Regulamentações e Normativas - 01/01/2023
Prime Energy
Janela de benefícios da GD: entenda a corrida para garantir o benefício em 2022
Finalmente foi aprovada a Lei de Geração Distribuída! Se você acompanha o cenário energético brasileiro, deve saber que a aprovação da Lei de Geração Distribuída (GD), ou o marco legal da micro e minigeração distribuída foi o assunto mais aguardado no mercado energético, especialmente nos últimos dois anos. E se você está por fora da discussão, acompanhe na linha de conteúdo abaixo os motivos pelos quais você deveria tirar seu plano de geração solar do papel e aproveitar a janela de benefícios da geração distribuída.
Entenda detalhes do marco regulatório
A micro e minigeração distribuída se referem à possibilidade de geração de energia em sistemas conectados à rede que sejam, respectivamente, menores que 75kWp ou menor/igual a 5MW . Ou seja, é esse tipo de geração que permite que você instale um sistema solar na sua casa, empresa ou condomínio, estando conectado à rede elétrica. Esse tipo de conexão garante que você injete energia na rede e, assim, abata o seu consumo.
Os benefícios da Geração Distribuída
Atualmente, quem gera energia renovável a partir dos sistemas de micro e minigeração garante diversos benefícios, como: economia de até 95% da conta de luz, isenção de ICMS, isenção de bandeiras tarifárias e outros componentes tarifários, como a tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD). Assim, o sistema opera por compensação: o cliente gera energia e insere na rede, e depois tem o desconto do seu consumo.
O que está em vigor com a lei de Geração Distribuída
3. A Lei de GD, no entanto, veio para regular de forma mais clara esses benefícios, e garantir que alguns elementos sejam taxados. De acordo com matéria publicada na CNN, “o texto estabelece que as regras atuais para o segmento, previstas na Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), serão mantidas até 2045 para quem já tem projetos de micro e minigeração instalados, e também para novos pedidos feitos nos próximos 12 meses”. Fonte: Leia a matéria da CNN na íntegra.
4. Como dito no final do item 3, a boa notícia que movimenta uma verdadeira corrida para a instalação de sistemas é que a lei garante um período de transição para projetos que entrarem após os 12 meses da sanção da Lei. Ou seja, nos próximos 12 meses, sua empresa ainda garante todos os benefícios como eles são hoje, somando ainda mais vantagens para seu investimento.
Economia sem investimento? Geração sob Medida também ascende corrida no setor
5. Além do investimento próprio em um sistema de energia solar, a Arion oferece uma solução inteiramente sem custo e igualmente rentável para empresas que, por condições técnicas ou de recursos, não podem investir em um sistema. É o Geração sob Medida, com ele, em uma espécie de “aluguel da usina” ou ainda, uma “energia de assinatura”, sua empresa pode economizar até 20% da conta de luz sem investir nenhum recurso. É uma economia sem investimento! E a boa notícia é que, da mesma forma, quem fechar nos próximos meses vai garantir um desconto maior e por mais tempo.
6. Mas e depois? A energia solar continuará rentável? Especialistas do setor acreditam que a lei garantirá mais segurança jurídica para todo o setor, e por isso tende a ser um movimento positivo para o mercado em geral. Além disso, as vantagens econômicas da instalação de energia solar permanecem atrativas para quem busca reduzir custos com a energia. De acordo com matéria publicada no portal Canal Energia: “a geração própria de energia fotovoltaica possui mais de 7,5 GW hoje no país, representando mais da metade da capacidade da UHE Itaipu e 99,9% de todas as conexões da modalidade. O segmento trouxe mais de R$37,1 bilhões em investimentos e cerca de R$9,4 bilhões em arrecadação acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil”. Leia a matéria na íntegra.
Energia Solar na Arion: redução de até 95% da conta de luz!
Em 2021, ajudamos nossos clientes a economizarem quase 50 milhões de reais.
Esse número é resultado do #JeitoArion de atender: colocando o cliente em primeiro lugar e buscando as soluções que sejam mais rentáveis e significativas para eles. Dentre essas soluções, está a Energia Solar Fotovoltaica. Mais rentável que qualquer investimento bancário e com zero emissão de resíduos ao meio ambiente, a Energia Solar combina economia, investimento, segurança e sustentabilidade de forma acessível. Para levar essa economia para você a aproveitar os benefícios da janela em 2022, envie uma mensagem para nosso WhatsApp.
“Na fotovoltaica, foram dezenas de projetos, sendo um caso interessante o da Malhas Keeper, que fechou a execução de sua segunda usina fotovoltaica, o que comprova sua satisfação com o resultado do seu primeiro investimento. De fato, quem investe em geração solar sente na prática uma redução de até 95% e ainda contribui para a sustentabilidade. Com os aumentos na conta de luz de 2021 e a perspectiva de agravamento desse cenário em 2022, as empresas e condomínios que optarem por gerar sua própria energia farão uma excelente escolha. No Geração Sob Medida, 2021 foi ano de entrega da energia das nossas primeiras usinas. Em 2022, já com todo nosso modelo validado, o plano é um crescimento acelerado dessa linha.”
– Luiz Sigiliano, sócio e Diretor Comercial e de Marketing.
Ah, importante: nossa empresa não realiza instalações residenciais, mas podemos ajudar você a reduzir os custos com energia de seu condomínio ou empresa, a partir dos seguintes passos:
1. Estudo de Viabilidade Econômica
2. Dimensionamento do Sistema Personalizado Para Cada Projeto
3. Confecção do Projeto
4. Contato com a Distribuidora
5. Aquisição dos Equipamentos
6. Instalação do Sistema
7. Acompanhamento da Produção
8. Geração da Própria Energia
9. Confira outros conteúdos do nosso blog e fique por dentro do cenário de oportunidades para o mercado energético em 2022.