Alternativas Shell Energy para o varejo de Energia elétrica

Conteúdos - 19/09/2024

Prime Energy
Prime Energy

Conheça a ampla cobertura de soluções em economia de energia para consumidores entregues pela Prime Energy

Desde novembro de 2023, a aquisição da Prime Energy representa um marco importante para expandir a capilaridade da Shell Energy no mercado brasileiro. Agora, consumidores empresariais de energia podem ter acesso a soluções da marca entregues por uma das principais empresas independentes de comercialização de energia no mercado.

Para entender a amplitude dessas soluções, entender o funcionamento e os conceitos que circundam o mercado do varejo de energia elétrica em nosso país, é fundamental. Por isso, neste texto você confere

  • O que é e como funciona o mercado varejista de energia elétrica no país;
  • Trechos da conversa entre o presidente da Shell Energy, Rodrigo Soares e o presidente da Prime Energy, Guilherme Perdigão para o canal da MegaWhatt, contando detalhes dos produtos e soluções para consumidores empresariais. Assista o vídeo completo aqui.
  • As alternativas Shell Energy para consumidores da baixa à alta tensão que buscam ampliar possibilidades de economia de energia.

O que é e como funciona o mercado varejista de energia no Brasil?

Sabemos que, no Brasil, existem dois modelos principais que estruturam o modo como a energia elétrica é comercializada/distribuída: o modelo do mercado cativo/regulado, e o modelo do Mercado Livre de Energia.

No ACR (mercado cativo), os consumidores compram energia das distribuidoras locais a tarifas reguladas pelo governo. Já no ACL (mercado livre), os consumidores podem escolher de quem comprar a energia, negociando preços e condições diretamente com comercializadoras ou geradores.

Embora a ideia do “varejo” seja utilizada para classificar um modo de consumo em que bens ou serviços são vendidos diretamente ao consumidor final, é importante explicar que, no contexto elétrico brasileiro, a ideia de varejo está ligada à modalidade de consumo no Ambiente de Contratação Livre.

“De uma forma mais internacional, o varejo ele é aquele consumidor que tem o consumo menor, ou seja, em alguma medida ele está na ponta, vendendo o seu produto pro consumidor direto (aquele que efetivamente irá consumir), nesse caso, é a farmácia, a padaria, o supermercado etc. Então, essa é a denominação quando falamos dessa venda focada no consumidor final da ponta de distribuição, por isso existe essa terminologia também no contexto da energia”, explica o CEO da Prime Energy, Guilherme Perdigão.

Energia elétrica e o varejo brasileiro

 

Como uma empresa identifica sua tensão e se pode migrar para o Mercado Livre de Energia? Assista o trecho a seguir:

Por que há soluções diferentes de economia de energia para clientes da baixa, média e alta tensão?

Na prática, cada grupo possui características e necessidades distintas. Clientes de baixa tensão (residenciais e o caso de pequenos comércios) consomem menos energia e têm tarifas mais simples, enquanto os de média e alta tensão (indústrias e grandes empresas) têm maior demanda, exigindo sistemas mais complexos de eficiência e controle. 

Essas diferenças impactam o tipo de tecnologia e estratégia usadas para reduzir o consumo e otimizar custos, além de estabelecer relações diferentes com os agentes do mercado que podem ou não demandar uma estrutura técnica mais robusta.

Conheça as alternativas Shell Energy para o varejo de energia elétrica brasileiro

Com uma ampla cobertura de soluções que aumentam possibilidades de economia para consumidores empresarias de energia com a valorização de fontes renováveis, a Prime Energy é responsável por entregar as ofertas Shell Energy no mercado varejista brasileiro em quatro frentes distintas, que são:

  • Migração, Gestão e Consultoria no Mercado Livre de Energia;
  • Energia por Assinatura (modelo de desconto a partir da compensação de créditos);
  • Comercialização;
  • Projetos de Eficiência Energética.

“O Rodrigo descreveu muito bem toda essa jornada do Grupo Shell, e eu mencionei que faltava esse braço de comercialização para ter a capilaridade para atender o cliente consumidor que está migrando agora para o Mercado Livre de Energia, e eventualmente também o cliente do cativo, no contexto da geração distribuída. E é exatamente aí que entra a Prime Energy. Com mais de 15 anos no mercado, somos uma empresa já estabelecida com mais de 170 colaboradores e uma oferta completa de produtos tanto para o Mercado Livre de Energia quanto para baixa tensão, que não podem migrar (ainda). Para esses, temos as soluções de geração distribuída, que também permitem amplas soluções de economia. Então, é uma plataforma completa já consolidada, mas agora fazendo parte de um grupo mundial que dá toda a confiabilidade em termos de segurança, e presente aqui no Brasil há 111 anos… então, uma marca extremamente de confiança”, reforça Perdigão.

Soluções no Mercado Livre de Energia

Seja pelo modelo de migração de varejo com desconto variável, varejo com desconto fixo, atacado ou autoprodutor, nossas soluções oferecem uma ampla cobertura que vai da migração, à gestão e a consultoria para aproveitar as oportunidades de economia deste ambiente. Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, sua empresa pode chegar a uma economia de até 40% nos gastos com energia, podendo variar de acordo com o prazo contratual, perfil de consumo e as condições de preço de energia no momento da contratação.

Conheça as soluções de economia no MLE

Energia por Assinatura

Possibilidade de economizar até 20% na conta de luz empresarial ao consumir a energia gerada pelas usinas renováveis dos operadores contratados pela Prime Energy. Essa energia gera créditos que são automaticamente compensados na fatura emitida por sua distribuidora.

Conheça a Energia por Assinatura

Eficiência Energética

Seja no contexto do Mercado Livre de Energia ou das oportunidades em GD, entregamos a precisão técnica dos serviços de: 

  • Adequação do SMF: excelência técnica que prioriza a agilidade e eficiência;
  • Emissão de Laudos Técnicos: iniciativas inteligentes que potencializam sua economia;  
  • Bloqueio de Injeção: alternativas de migração que priorizam os resultados do cliente;
  • Medição: Precisão da informação de dados para decisões inteligentes; 
  • ESCO: Aumente sua competitividade com a inteligência renovável.

Por um melhor futuro de energia para todos

Seja em alta, média, ou baixa tensão, a Prime Energy antecipa tendências para gerar economia real com a transparência que os clientes conhecem e esperam da Shell Energy.

“Uma coisa que é muito importante para a Shell, e não é só uma perspectiva brasileira, mas é também mundial, é a de impulsionar o progresso. Então a gente acredita na transição energética e isso tem a ver com gerar valor para acionista, tem a ver com ajudar a sociedade, tem a ver com a redução das emissões e, obviamente, o respeito a natureza. Então, se conseguirmos seguir rumo à descarbonização da matriz energética, eu acho que a Shell Energy com toda a sua atuação ajudará nesse momento, do qual eu tenho muito orgulho de estar participando desse estágio aqui no Brasil.”, pontua Soares.

Para acompanhar outros conteúdos e se aprofundar nas soluções Shell Energy entregues pela Prime Energy, cadastre-se em nossa newsletter e acompanhe os principais tópicos do segmento de energia.